Publicado em: 17/10/2019, 02:45.

Arquivo Público.

Workshop promove debate sobre as boas práticas em gestão de documentos.

Por: Carlos André | Arquivo Público.

A Superintendência de Arquivo Público, unidade vinculada à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), realizou nesta quarta-feira (16.10) o workshop “Boas Práticas em Gestão de Documentos no Poder Executivo de Mato Grosso”. Direcionado aos representantes das áreas de arquivo e de protocolo do Estado, o curso contou com a presença de 97 servidores de várias secretarias.

A superintendente do Arquivo Público, Vanda da Silva, ao abrir o evento agradeceu a presença dos participantes e explicou o formato das apresentações, que tiveram como objetivo socializar conhecimentos e dar destaque às ações setoriais promovidas em 2019 no âmbito da gestão documental. Diversos temas foram apresentados ao longo dia, em palestras e debates.

A professora da Universidade Federal Fluminense (UFF), na área de organização de arquivos e da informação, Lenora Schwaitzer, abordou o tema “Gestão de documentos Arquivísticos Digitais”. A docente, que também é doutora em História, Política e Bens Culturais, falou sobre as transformações dos suportes e da escrita com o passar dos anos e mencionou os pontos positivos e os cuidados necessários com os registros digitais.

A primeira mesa-redonda do evento debateu os desafios da implantação de um sistema informatizado de gestão arquivística de documentos. Também foram temas dessa mesa as adversidades no mapeamento de processos para definição de fluxos de documentos e das ferramentas para a automatização de processos de regularização fundiária.

No período vespertino, a segunda mesa-redonda do workshop trouxe para o centro do debate a capacitação em Gestão de Documentos, na modalidade de ensino a distância (EaD),  como forma de atender os servidores da capital e especialmente os do interior do Estado.

Na sequência da programação, os servidores do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea), do Mato Grosso Saúde, da Polícia Judiciária Civil (PJC) e da Seplag compartilharam ações de boas práticas desenvolvidas em seus respectivos ambientes de trabalho e que têm trazido bons resultados.

“Todo ano nós realizamos uma série de ações como workshop, capacitações e reuniões em busca de melhorias e aperfeiçoamentos para a gestão documental do Estado”, comentou a superintendente, Vanda da Silva, que destacou como parte do processo de capacitações a parceria que a equipe do Arquivo Público tem com gestores de protocolo e de arquivo das setoriais.