Publicado em: 03/03/2020, 08:04.
 

Extraclasse.

Estudantes de Várzea Grande visitam Arquivo Público de Mato Grosso.

 
Por: Carlos André | Arquivo Público.

Estudantes da escola Educandário Espírita Maria de Nazaré, em Várzea Grande, visitaram a Superintendência de Arquivo Público de Mato Grosso, nesta segunda-feira (02.03). Alunos do 6º e 9º ano conheceram a Instituição e realizaram atividades didáticas no local.

Essa é a primeira vez que os jovens visitaram o espaço, ao todo, 25 estudantes. Acompanhados das professoras de história, geografia e língua portuguesa, eles puderam observar de perto um pouco do que aprendem em sala de aula.

“Estamos ensinando aos nossos alunos, assuntos como fontes históricas, documentação e a transformação da escrita ao longo dos anos”, disse a professora, Denise Teixeira.

Com o auxílio de uma tabela alfabética com variações da escrita, os jovens estudantes praticaram a leitura de documentos históricos. Um mapa de todos os habitantes existentes no Forte Príncipe da Beira, de 1791, e um Bando – uma espécie de documento diplomático, datado de 1779, produzido em Vila Bela –, foram alguns dos registros utilizados na atividade.

Acervo virtual

O site do Arquivo Público de Mato Grosso também foi apresentado aos visitantes. No portal é possível encontrar a relação de todo o acervo disponível para pesquisa. Além disso, estão disponíveis para visitação as exposições virtuais “Educação de Mato Grosso na metade do século 20” e “Cuiabá 03 séculos de memórias”.

O atendimento no Arquivo Público ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h. Visitas em grupos devem ser agendadas com antecedência.

Serviço

O Arquivo Público de Mato Grosso está localizado na Avenida Getúlio Vargas, nº 451, centro de Cuiabá

Site: www.apmt.mt.gov.br

E-mail: arquivopublico@seplag.mt.gov.br

Telefone: (65) 3613-1800/1802


Share
Conectado
Nada por enquanto...