Publicações

Outras publicações

Annaes do Sennado da Camara do Cuyabá

Ao transcrever o documento Annaes do Sennado da Camara, a historiadora, professora Yumiko Takamoto Suzuki, esmerou-se a fundo neste seu objetivo, isto é, na possibilidade de trazer a público um dos documentos mais importantes do município de Cuiabá, outrora Villa Real do Senhor Bom Jesus do Cuyabá. Constitui, portanto, um mergulhar minucioso nos inúmeros documentos produzidos pelo Sennado da Camara de Cuyaba e suas múltiplas informações oficiais, que ressaltam as ocorrências no cotidiano do lugar, firmando-se como um preito à história de um povo.

Relatos, como a elevação das Minas do Cuyaba à condição de Villa Real do Senhor Bom Jesus do Cuyabá; a chegada da imagem do Senhor Bom Jesus, trazida do Citio de Camapoan; o ataque feroz dos indígenas quando “pelejarão das nove da manhã até as duas da tarde”; a descoberta da quina e sua casca medicinal nas Serras do São Jerônimo; as notícias de que o Brasil tornara-se livre e independente (1822), confirmam a importância deste documento. Era a maneira com que os antigos vereadores escreviam os acontecimentos mais notáveis do seu tempo, desempenhando, fielmente, as obrigações do seu cargo e fornecendo matéria para a História e para muitas memórias.

Dominando, pacientemente, a prática de trazer a lume o significado das diferentes composições ortográficas, produzidas por diferentes escrivães da Câmara, a historiadora transcreveu os conteúdos documentais gerados nos mais diversos momentos históricos da Villa do Cuyabá e região.

Produzir os Annaes do Sennado da Camara era, na verdade, uma imposição do governo colonial às Câmaras Municipais, tidas como a menor unidade administrativa, judiciária, fazendária e de polícia existentes, atendendo aos preceitos da Real Provisão, de 20 de Julho de 1782.

Com esta transcrição, o Arquivo Público de Mato Grosso disponibiliza aos seus consulentes mais uma eficiente ferramenta de pesquisa.

Odenil Sant’Ana da Silva

Prof. Mestre – APMT

Conectado
Nada por enquanto...