Publicado em: 03/07/2017, 03:00.

Homenagem.

Arquivo Público preserva documentos doados por Aecim Tocantins.

Por: Assessoria | Seges-MT.

Uma parte muito interessante da vida política do professor Aecim Tocantins, ilustre figura mato-grossense, pode ser observada em um conjunto de documentos preservados na Superintendência de Arquivo Público, unidade vinculada à Secretaria de Estado de Gestão (Seges). Ele, que já atuou como vereador e presidente da Câmara e prefeito de Cuiabá, faleceu no último domingo (18.06), aos 94 anos.

Registros referentes à divisão do estado, estabelecida por lei, em 11 de outubro de 1977 (resultante na criação de Mato Grosso do Sul), guardados com apreço por Aecim Tocantins ao longo dos anos, foram doados por ele ao Arquivo Público de Mato Grosso, em 07 de julho de 2009. Em várias páginas dos documentos é possível visualizar a assinatura de Aecim.

Um convite para uma sessão solene em 1º de janeiro de 1978 para instalação do Estado de Mato Grosso do Sul, com a presença do então presidente Ernesto Geisel, no Diário Oficial de 15 de agosto de 1978, o discurso do novo governador de Mato Grosso, Cássio Leite de Barros, jornais sobre a divisão e relatórios sobre a situação do estado mato-grossense, são alguns dos vários registros doados por Aecim Tocantins.

Além destes documentos, é possível encontrar no Arquivo Público informações relacionadas à Aecim Tocantins em jornais de diferentes períodos. A publicação de O Estado de Mato Grosso, de 08 de junho de 1961, parabenizava-o pelo aniversário. Nessa época, ele completava 38 anos e atuava como prefeito da Capital.

O jornal A Gazeta, de 31 de maio de 2007, abordava a inauguração do Ginásio Aecim Tocantins, um ambiente poliesportivo com o nome em homenagem a este notável personagem cuiabano. O jogo oficial de estreia foi uma partida do mundial de vôlei entre Brasil e Finlândia, no dia 1° de junho daquele ano. O time da casa venceu a disputa por 3 sets a 0.

Outro documento que pode ser encontrado na biblioteca do Arquivo Público é o livro “Aecim Tocantins da Contabilidade à Vida Pública”, de Ivan Echeverria, publicado em 2006. A trajetória profissional de Aecim Tocantins em vários cargos importantes, como, por exemplo, de primeiro presidente do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-MT), estão presentes nesta obra.

O acesso aos registros citados sobre Aecim Tocantins e outros de temas diversos é gratuito. A Superintendência de Arquivo Público fica localizada na Avenida Getúlio Vargas, nº 451, no centro de Cuiabá. O horário de funcionamento é das 13h às 19h, de segunda a sexta-feira. Informações pelos telefones (65) 3613-1800 ou (65) 3613-1802.