Publicado em: 07/06/2019, 01:48.

MEMÓRIAS DE MT.

Mato Grosso participa da 3° Semana Nacional de Arquivos.

Por: Hudson Costa/ Supervisão Nayara Takahara.

O Arquivo Público de Mato Grosso, Superintendência vinculada à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), participa da 3° Semana Nacional de Arquivos com a mostra virtual “As memórias do interior: Mato Grosso em documentos”. A mostra retrata as cidades de Cáceres, Juína, Sinop, Tangará da Serra e Rondonópolis em diversos momentos das suas histórias, por meio de mapas, documentos, imagens e reportagens, e disponibiliza também um acervo particular sobre o escritor e advogado mato-grossense Silva Freire, doado pela sua família para o Arquivo Público. Clique aqui e confira a exposição completa.

Segundo a superintendente do Arquivo Público de Mato Grosso, Vanda da Silva, a realização do evento nacional tem como intuito fomentar as instituições e debater questões importantes a respeito da preservação da memória. “Esta é a segunda vez que o Arquivo Público de Mato Grosso participa desse evento. O objetivo da nossa exposição é mostrar um pouco da memória do interior de Mato Grosso que guardamos aqui no Arquivo”, comentou.

Para Flávio Conche, historiador do Arquivo Público, a exposição de Mato Grosso promove uma regionalização de memórias. “Ao invés de fazermos uma abordagem a partir da capital Cuiabá para o interior, a gente tentou regionalizar essas memórias, buscando despertar o interesse e vínculo com esse público também”, disse.

A 3° Semana Nacional de Arquivos é uma temporada de eventos em arquivos e outros centros de memórias, que mobiliza 211 instituições arquivísticas de todo o país a oferecer ao público uma programação especial durante a semana em que se celebra o Dia Internacional de Arquivos (9 de junho). Já a mostra virtual “As memórias do interior: Mato Grosso em documentos” continuará disponível mesmo após o fim das comemorações que marcam a Semana Nacional dos Arquivos.

Acompanhe a programação completa no Brasil aqui.