Publicado em: 03/07/2017, 02:36.

Parceria.

Arquivo Público promove eventos em parceria com professores da UFMT.

Por: Carlos Ferreira- Seges .

A Secretaria de Estado de Gestão (Seges), por meio da Superintendência de Arquivo Público, promoveu durante o mês de junho, eventos com o apoio de professores do curso de História da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Palestras direcionadas aos estudantes de nível superior, foram realizadas nas dependências das duas instituições públicas.

No último dia 22 a superintendente do Arquivo Público, Vanda da Silva, ministrou na UFMT, a palestra “Arquivo Público e as Fontes Documentais para a História de Mato Grosso”. O objetivo do encontro foi sensibilizar os discentes em relação aos trabalhos desenvolvidos por historiadores que atuam em arquivos e as inúmeras possibilidades de pesquisas que podem ser realizadas nesse tipo de unidade.

Nesta quinta-feira (29.06) as professoras do curso de História da UFMT, Cristiane Thais Cerzosimo, Marlene Menezes e Thereza Martha, acompanhadas de 20 alunos do terceiro e sétimo semestre, realizaram uma visita técnica guiada no Arquivo Público.

Os estudantes conheceram um pouco do trabalho que é desenvolvido nos setores, visualizaram documentos de vários períodos e formatos e conferiram os locais em que os registros são armazenados. “A graduação é o começo de um trabalho importante para os pesquisadores mato-grossenses e o Arquivo Público oferece todo o instrumento de aula de campo que a gente precisa”, afirma a professora Cristiane Thais Cerzosimo, que também é Chefe do Departamento de História da UFMT.

O Arquivo Público recebe com freqüência alunos de vários cursos, de diversas instituições de ensino e de diferentes níveis de formação. Nesta sexta-feira (30.06), 40 graduandos do curso de Pedagogia da UFMT, visitaram a unidade, localizada na Avenida Getúlio Vargas, nº 451, no centro de Cuiabá. O Arquivo funciona de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h. Para visitas em grupos, é preciso realizar um agendamento com antecedência. Mais informações no telefones: (65) 3613-1800 ou 3613-1802.